quarta-feira, 11 de março de 2009

As atrações e perigos do neopentecostalismo

_Silvano_Barboza_

O neopentecostalismo surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. O neopentecostalismo como onda começa na metade dos anos 70, cresce e se fortalece nas décadas de 80 e 90. O contexto é fundamentalmente o sudeste do país. Esse movimento posteriormente foi nomeado de “carismatico”. Mas no Brasil, essa nomeclatura é reservada exclusivamente para um grupo dentro da igreja catolica que se assemelha aos neopentecostais, cujo o movimento é chamado de Renovação Carismatica Católica. O que diferencia o Neopentecostalismo do Pentecostalismo classico são as distinções de carater doutrinario e comportalmental e também dos seus usos e costumes (os neopentecostais são menos rigidos ou nem são na questão do uso de maquiagem, joias, e roupas – relacionado as mulheres). Os neopentecostais dão bastante enfase no louvor e são mais flexiveis teologicamente. Em suas mensagens estão presentes os elementos da teologia da prosperidade e da confissão positiva. Esse movimentos religioso é um dos que mais cresce atualmente no Brasil. As posições eclesiasticas que mais se destacam são as de Bispo e Apostolo enquanto que no pentecostalismo classico as que mais se destacam são a de Pastor.

As atrações são imensas nesse movimento. Mas as que mais se destacam são os principios da teologia da prosperidade e da confissão positiva. A teologia da proeperidade é basicamente baseada no evangelho antropocentrico(o ser humano no centro das atenções). Esse evangelho apregoa que Deus tem a obrigação de servir ao homem, obedecer suas determinações e fazer sua vontade e não o homem servir e agradar a Deus e estar em sua vontade. Nesse evangelho tambem, é apregoado que os cristãos não podem passar por situações adversas, por lutas, doenças e crises financeiras. Essas problematicas do contidiano humano são consideradas por eles como maldições, que precisão ser quebradas. E para essa quebra de maldições são usados constantemente objetos ungidos e consagrados. É muito importante resaltar que essas praticas(objetos ungidos e consagrados) são de influencias das praticas medievais catolicas – isso siginifica que no fundo o neopentecostalismo brasileiro é na veradade, um filho da Igreja Catolica Medieval. O que acabei de citar é um dos grandes perigos do neopentecostalismo, pois agindo dessa forma a nossa fé deixa de estar centralizada em Jesus Cristo e passa a estar ligada a objetos ungidos e consagrados.
O titulo do Salmo 46 responde esta questão:



"A fé perfeita em DEUS"


(titulo do salmo 46, na versão RC pela SBB ou pelo IBB)

Não diz a fé perfeita em objetos ungidos e consagrados, pois o poder não estão no objetos, mas sim em Jesus Cristo. Essa pratica acaba se tornando uma supertição. Na verdade a teologia da prosperidade e a confissão positiva são semenlhantes, pois a confissão positiva diz que tudo que determinarmos atraves de nossas palavras, Deus é obrigado a fazer, na otica deles, mas sabemos que Deus não pode ser manipulado por ninguem e muito menos por nossas palavras. Não é a nossa palavra que tem o poder e autoridade para fazer acontecer, mas a palavra de Deus, pois Ele é o todo poderoso.
Se nossas vidas não estiverem conforme a palavra de Deus, não adianta usar palavras positivas, para alcançar vitoria. Vitoria é conquistada quando temos a benção de Deus em nossas vidas e obedecemos os seus estatutos.

Editado por Coop.Silvano Barboza (Assembleia de Deus em Varzea Grande)

A Deus seja a honra e gloria!

7 comentários:

  1. Na verdade o problema maior não é o Neopentecostalismo em si, mas as praticas que estão nesse movimento. É como um lago com crocodilos, o perigo não é o lago, mas os crocodilos. Esse é um assunto muito importante para a igreja atual!

    ResponderExcluir
  2. Nós verdadeiros pentecostais não precisamos nos preocupar com essa nova onda de neopetencostalismo, pois suas bases são insolidas e fácilmente derrubadas pelo verdadeiro poder biblico!!. Entretanto precisamos nos fortalecer como um povo separado que devemos ser, e nos voltarmos para JESUS e seus ensinamentos e seguilos e executar suas ordens biblicas.
    Pois a partir do momento em que cada vez mais os "verdadeiros pentencostais "tem se parecido mais com o mundo deixando a modernidade entrar nas igrejas,(ex:cortar o cabelo ter televisão usar maquiagem,vestir calça no caso de mulher e etc...) ai sim logo veremos algo tão fraco e insolúvel como o neopentecostalismo crescer !!!Mas se continuarmos sendo o sal da terra e a luz do mundo nada ira nos diminuir!!
    Pergunto: como poderá viver essas politicas pois são mais politicas de boa vivencia do que religiosidade, a partir do que sabemos isso de pregar só bonança é loucura pois os dias são maus e ainda que pensem positivo não vai adiantar então a dor e o sofrimento vindouro abrirá a visão dessas pessoas que seguem isso e verão que não há verdade nessas pregações e nesse estilo de vida "religiosa".
    verddeiramente só a fé em JESUS e o verdadeiro conhecimento do evangelho em sua plena verdade é que nos garante gozo, paz e tranquilidade de servir um DEUS vivo.
    ass:Laura Cristina Nascimento Rondon Alves

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    1. Amado Silvano, ótimo texto. PRecisamos urgentemente voltar para as Escrituras. Dr MArtyn Lloid Jones disse: "Quando a pregação genuína do evangelho perde sua importância nos púlpitos, a igreja entra em colapso".

    2. Que o Eterno levante expositores da Palavra. Que preguem a Palavra. Que ensinem a Palavra. Que vivam a Palavra.

    Um abraço, Pr MArcello

    P.s visite meu blog:

    http://davarelohim.blogspot.com/ - com a sua atenção para o texto: Salmos 1 - Uma exegese

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é muito interessante e nos leva à uma reflexão sobre os movimentos que estao surgindo em muitas igrejas. Devemos estar alerta para o que a biblia nos diz a respeito dos falsos mestres que surgirao nos ultimos tempos...

    que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Silvano, gostei da materia, muito boa... porem quem não tem cabeça pra entender a biblia, isso causa uma facção enorme no seio da igreja gerando contenda, conclusões e julgamentos precipitados, enfim quando prego a palavra de Deus, quando prego Cristo Jesus, nem lembro se sou pentecostal ou neopentecostal afinal de contas o pano de fundo do evangelho de Cristo é a cruz e ela é completa você disse em outro artigo ..." A mensagen da cruz é superior a mensagen da prosperidade, do movimento da fé..."; a mensagem da salvação que é superior, porque quando se fala de 'mensagem da cruz' que é o centro do evangelho de Cristo, a mensagem é ampla... bom, a matéria é muito bom em caracter de estudo, gostei muito e tá copiado ja pro meu pc.... rsrsrs, mas sendo pentecostal ou neopentecostal, o que enteressa é que o evangelho seja pregado!... grande abraço e que Deus lhe abençoe!... dica: escreve algo a respeito do Reino de Deus (invizivel, espiritual) e do Reino dos Céus (palpavel, materiais), a galera do Neopentecostalismo enfatiza mais o Reino dos Céus...

    ResponderExcluir
  6. Henrique (Jd. Paulista)13 de maio de 2009 às 19:57

    parabéns pela reflexão. É uma situação a ser analisada com cuidado por nós cristãos, para não cairmos em erros como o neopentecostalismo e outros quaisquer, pois podem entrar com sutileza em nossas vidas. Abraços

    ResponderExcluir
  7. a característica mais marcante é que eles não pregam a volta de Cristo, tudo se resume a este mundo, vigiemos bastante!!!!

    ResponderExcluir